"À luz do realismo integral do Cristianismo, a educação é a
formação total da personalidade do educando. A educação é processo vital
resultante de fatores externos e internos, de forças naturais e espirituais, da
ação consciente do educador e da vontade livre do educando. A educação não se
confunde com o simples desenvolvimento ou com a mera adaptação. Não se resume
numa preparação utilitária para fins exclusivos ou numa formação de aspectos
parciais da personalidade, através do desabrochamento integral das suas
virtualidades físicas, intelectuais e morais. A educação cristã procura
desenvolver no homem toda a perfectibilidade de que ele é capaz no sentido de
prepará-lo para a ordem da natureza e para a ordem da graça, para a vida
natural e para a vida sobrenatural. Para isso, é necessário que a formação
física do educando se subordine à formação intelectual e está à formação moral.
Pois o fim supremo da educação cristã é a perfeição moral simbolizada pela
personalidade viva de Jesus Cristo."
THEOBALDO Miranda Santos. Noções de filosofia da educação, 9ª edição,
São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1962, p. 56.
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