quarta-feira, 20 de junho de 2018

PEDAGOGIA CATÓLICA


"Assim como a concepção católica da vida é essencialmente pedagógica, a pedagogia católica é essencialmente concepção de vida, isto é, não um domínio técnico, metódico e prático, sem alma, mas um domínio de princípios, de ideias, de ideais, de valores e de verdades de vida, um domínio de problemas profundamente humanos e de interesses altamente sagrados. A educação, aqui, não é uma simples adaptação ao meio, à cultura, à comunidade, a o povo ou ao Estado; não é um simples estudo do que se ignora; não é um simples treino para um ganha-pão, um desenvolvimento físico, uma formação de inteligência ou da vontade; não é um simples afinamento exterior. A educação, aqui, se dirige ao núcleo interior, visa a transformação interior do homem, sua iniciação na verdade total, sua incorporação na comunidade da Igreja, sua compreensão da verdadeira hierarquia dos valores da vida, sua cultura interior, sua salvação, sua adesão a Deus. A criança é nimbada com a aureola do exemplo: ‘se nãos vos tornardes como crianças, não entrareis no reino de Deus’. As almas de elite se consagram à obra educativa; educar torna-se uma tarefa ético-religiosa, onde são utilizados os maiores bens do mundo: a alma da criança, a Eternidade, a Verdade cristã, a Igreja de Deus”.
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Fr. De Hovre, citado por Theobaldo Miranda dos Santos. Noções de Sociologia Educacional, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1962, p. 82.



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