Gustavo Corção
A
Igreja nos desdobra o maravilhoso panorama das várias lições que vitalmente
interessam, ou deviam interessar aos seus filhos, e assim reaviva nas várias
estações do ano litúrgico certas noções que deveriam ser companheiras de todos
os passos de nossa vida. Assim é a Quaresma. Segundo ensina nosso pai São
Bento, a vida inteira do monge deveria ser uma quaresma ininterrupta. Como isto
é impossível para os fracos, e como a Regra Monástica, à semelhança da Igreja,
é moderada para que os fortes possam dar mais, e para que os débeis não
desanimem, representamos nesta quadra do ano o mistério da preparação da Paixão
redentora do Cristo, e concitamos nossos irmãos e amigos a aproveitarem esta
sabatina que reaviva o espírito de quaresma.
Qual
é a lição essencial da quaresma, no que nos diz respeito? A Igreja responde com
a liturgia das cinzas, e nós podemos desenvolver a idéia: o que nos cumpre
aprender nestes dias, mais do que nos outros, é a doce e santa lição de nossa
total dependência nas mãos de Deus. Ou como diria Santa Catarina de Sena, na
sua linguagem de sangue e fogo: devemos aprender a lição de nosso nada.
Todo
o mundo moderno é desatento, brutalmente desatento ao espírito da quaresma. Um
humanismo insolente, grosseiro, agora reforçado com as estridências que se
ouvem pela porta dos fundos da Igreja, tenta inculcar no homem uma confiança em
si que o deixe esquecido de sua condição peregrinal e de sua destinação última.
Vivemos dentro de uma espessa idolatria: todos querem exaltar os valores
humanos em detrimento ou com esquecimento de sua total dependência de Deus. O nome
de Deus é silenciado, é empurrado para a obscuridade, para que a glória do
homem refulja.
Entende-se
bem que o homem realize neste mundo, do melhor modo possível, sua instalação,
ou melhor, sua afirmação de domínio sobre o mundo inferior. É bela a conquista
da Ciência que exalta a razão e a específica superioridade do homem sobre todo
o Universo visível. É confortador o progresso técnico que nos assegura um
decente conforto neste trem expresso onde às vezes esquecemos a brevidade do
tempo. É bela a civilização que realmente enaltece os valores humanos em
contraste com a mundo inferior; mas tudo isto só se mantém em ordem razoável se
ao mesmo tempo nos lembrarmos de exaltar a glória de Deus e nossa completa e
total dependência. O inferior deve submeter-se ao superior: é razoável que o
homem submeta os átomos, mas é loucura submeter os átomos e esquecer que
devemos nós mesmos nos submeter a Deus.
A
própria psicologia moderna, impregnada de empirismo, tem horror a certas
categorias espirituais que fogem aos seus quadros. Assim é que combate com todo
o seu vigor todos os sentimentos de insegurança. Ora, isto é uma monstruosidade
a mais que se pratica neste vale de lágrimas. É claro que devemos ser
corajosos, que devemos ser audazes, que não devemos ser pusilânimes, mas daí
não se deduz que devamos nos sentir seguramente instalados na vida. Este sentimento
é perfeitamente estúpido e grosseiramente anti-espiritual. A alma cristã, com
todas aquelas qualidades de bravura e de audácia, sabe que sua vida pende de um
fio que está nas mãos de Deus; e desta ciência não tira amargura nenhuma, ao
contrário, tira a humildade, a ação de graças, e o infinito amor pelo Ser
absoluto a que a todos nos sustenta. E em termos mais próximos da paixão de
Cristo, o sentimento de fragilidade e contingência se traduz em vínculo de
caridade que nos prende à videira santa, à Cruz em que pomos toda a exaltação e
toda a glória.
O
grande judeu Egon Friedel, em sua História da Cultura, teve a
finura de sentir o valor sobre-humano do sentimento de fragilidade e de
insegurança do medieval. O meio social ajudava, a ciência médica estava numa
fase infantil e até caricata que levava o grande São Bernardo, que obedecia
pontualmente às extravagantes prescrições de um esculápio, dizer com mansa
tristeza: "Eu, que no Mosteiro tenho o encargo de dirigir e dar ordens a
santos, tenho de obedecer a um asno". Toda essa pobreza de meios tinha
impedido o surto do humanismo senhor de si mesmo, e o arguto judeu se admirava
da espiritualidade que iluminava todo aquele povo medieval. Eles sabiam que a
vida era uma grande aventura, e que a dependência de Deus se fazia sentir em
todos os atos de coragem e de abandono, ou de resignação e tristeza.
Progredimos
muito em veículos, em máquinas, em produção, mas no momento parece que
regredimos em relação ao espírito de quaresma. Sirva-nos isto de incitamento e
de lição, e procuremos nós viver mais a fundo essa presença de Deus que produz
a humildade agradecida e amorosa.
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