sexta-feira, 28 de setembro de 2018

A ADMIRÁVEL PEDAGOGIA DA LITURGIA

Toda a Liturgia bem entendida é admirável Pedagogia.
Desde o ambiente dos templos "admiravelmente educativos na linguagem da liturgia e da arte", até as menores cerimônias do culto, tudo, através dos sentidos, atinge a inteligência, conforta a vontade, move à prática das virtudes individuais e sociais, figuradas e simbolizadas de maneira tão sugestiva no aparato luminoso dos sagrados ritos.
Oxalá fosse mais conhecida a Liturgia Católica, e obedecidas suas sugestões tão plenas de sentido! As torres das igrejas a apontar a finalidade última, e as naves a recordar os perigos da travessia, os altares simbolizando Cristo, o modelo supremo; a pureza das ceras, a brancura dos linhos, o vário dos ornatos, o perfume do incenso, - evocando e estimulando as virtudes cristãs; a união com Jesus e entre os cristãos - lembradas em tantos ritos, máxime na oblação do Sacrifício e no ósculo da paz; a humildade, a obediência, a pureza, o amor de Deus, o esquecimento das coisas da terra, - tudo encontramos compendiado na Liturgia Católica, somado ainda a todos os ensinos dogmáticos, cuja lição nela também aprendemos, com doçura e com proveito.
A Liturgia é a Pedagogia ativa, que ensina com a apresentação intuitiva das verdades de crer e dos princípios de agir. "Se os cristãos se compenetrassem bem do espirito das festas (litúrgicas) não ignorariam nada do que devem saber, porquanto encontrariam nessas festas todos os bons ensinamentos e, ao mesmo tempo, todos os bons exemplos". (1)

1) Bossuet, citado por D. Bauduin, Vida Litúrgica, p. 52. Cfr. FIad, L"éducation par  la liturgie.
*****
ALVES DE SIQUEIRA, Antonio (Cônego). Filosofia da Educação, Petrópolis: Vozes, 1948, p. 75.

Nenhum comentário:

Postar um comentário